Connect with us

Novo Brasil Online

Papa Francisco sobe o tom e ataca o liberalismo: ‘É um pensamento pobre, repetitivo’

MUNDO

Papa Francisco sobe o tom e ataca o liberalismo: ‘É um pensamento pobre, repetitivo’

O papa Francisco decidiu atacar na terceira encíclica (carta endereçada à Igreja Católica) “o neoliberalismo e o populismo”. Nas 98 páginas do documento intitulado Fratelli Tutti (Todos Irmãos), o sumo pontífice discorre acerca da suposta incapacidade do mercado de lidar com os problemas sociais. E menciona a pandemia de coronavírus, que, segundo ele, mostrou as fragilidades de um modelo que produz “escravos” e uma cultura de “descarte”. Além disso, Sua Santidade garante que é preciso transformar o mundo em uma só comunidade.

“O mercado sozinho não resolve tudo, embora mais uma vez queiram nos fazer acreditar nesse dogma de fé neoliberal. É um pensamento pobre, repetitivo, que propõe sempre as mesmas receitas diante de qualquer desafio que surja”, argumentou Francisco, na carta publicada pelo Vaticano, no domingo 4. “Existem regras econômicas que foram eficazes para o crescimento, mas não para o desenvolvimento humano integral”, sustenta o líder da Igreja Católica, ao tecer críticas ao que chamou de populismo e nacionalismo.

“Nos últimos anos, a expressão ‘populismo’ invadiu os meios de comunicação e a linguagem em geral. Assim, perde o valor que poderia conter e se transforma em uma das polaridades da sociedade dividida. […] A pretensão de instalar o populismo como chave de leitura da realidade social tem outra fragilidade: ignora a legitimidade da noção de povo”, acrescentou o papa. No sexto capítulo da carta, dedicado ao diálogo e à amizade, segundo Francisco, o pontífice argentino menciona um trecho da música Samba da Bênção, do poeta Vinícius de Moraes: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida”.

Comentários
Continuar Lendo
Advertisement
Recomendamos para você..
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em MUNDO

To Top