Connect with us

Novo Brasil Online

Deputado do PT quer aprovar PEC para proibir re­e­leição de Bol­so­naro

GOVERNO

Deputado do PT quer aprovar PEC para proibir re­e­leição de Bol­so­naro

De­pu­tado Ales­sandro Molon (PSB-RJ), líder da opo­sição na Câ­mara, apre­sentou, na se­mana pas­sada, uma pro­posta de emenda à Cons­ti­tuição (PEC) para proibir a re­e­leição de pre­si­dentes, go­ver­na­dores e pre­feitos. A pro­posta do par­la­mentar de es­querda não traz um pe­ríodo de tran­sição e teria va­li­dade ime­diata. Ou seja, Bol­so­naro não po­deria se re­e­leger caso a pro­posta seja aceita pelas casas le­gis­la­tivas.

Molon afirmou em uma en­tre­vista ao O Es­tadão que uma re­cente de­cla­ração do FHC contra a re­e­leição serviu como um novo im­pulso para essa ne­ces­si­dade, visto que o pró­prio cri­ador da ideia re­co­nhece o seu fra­casso.

Além da PEC apre­sen­tada por Molon, que prevê im­pedir a re­e­leição já para os atuais go­ver­na­dores, o líder do Po­demos, Léo Mo­raes (RO), disse que vai propor uma me­dida se­me­lhante, mas com va­li­dade apenas a partir de 2026, e com man­dado de 5 anos.

Para que a PEC seja apro­vada, pre­ci­saria de 308 votos na Câ­mara e 49 no Se­nado. A ban­cada dos 16 par­tidos cujos lí­deres apoiam a me­dida su­pera esse nú­mero. Ao todo, eles re­pre­sentam 338 de­pu­tados e 53 se­na­dores.

Comentários
Continuar Lendo
Advertisement
Recomendamos para você..
1 Comment

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em GOVERNO

To Top